ABC

São Bernardo começa nesta sexta, dia 19, testagem da covid em massa, primeiro grupo será de grávidas

A partir desta sexta-feira, dia 19 de junho, São Bernardo inicia a testagem em massa nos moradores da cidade. O anúncio foi feito na noite de hoje durante live do prefeito Orlando Morando nas redes sociais.

O primeiro grupo a ser testado, segundo ele, é o de gestantes.  As grávidas que já iniciaram o pré-natal na rede pública da cidade, receberão uma ligação ou a visita do agente comunitário para realizar o agendamento do exame.  Os testes serão feitos apenas por hora marcada para evitar aglomeração.

Na segunda-feira, dia 22 de junho, o segundo grupo também iniciará a testagem. Serão os idosos com doenças (hipertensão, diabetes, obesos e acamados). O contado será feito com base nos dados da rede municipal de saúde.  Se o idoso, mais de 60, tiver tomado a vacina da gripe também está cadastrado e será testado. Este grupo também fará o exame apenas com agendamento.

Morando afirmou que caso uma gestante ou idoso seja positivado para a covid-19, toda a família será testada para que haja o isolamento necessário e que evite mais transmissão. Os testes vão ser feitos em parceria com o governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan.

Boletim

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Saúde, informa que possui 9.467 casos de coronavírus em investigação na cidade. Até o hoje, dia 18 de junho, 3.751 casos foram confirmados e 287 pacientes foram a óbito. Outros 11.256 casos suspeitos da doença foram descartados.

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica, os sete novos óbitos são de quatro homens, com 36, 48, 64 e 51 anos, e de três mulheres, de 42, 59 e 86 anos.

Leitos

 A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 517 leitos destinados a pacientes com covid-19, sendo 366 deles em enfermaria e 151 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 172 leitos de enfermaria e 109 leitos de UTI estão ocupados.

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *