ABC

São Bernardo atinge 90% de ocupação de UTI e mantém toque de recolher mesmo na fase vermelha

Com um risco real de colapso nos próximos dias da rede hospitalar de São Bernardo, a prefeitura  divulgou nesta sexta-feira, 05 de março, que irá manter em vigor o toque de recolher das 22h às 4h até o dia 19 de março. A medida ocorrerá simultaneamente à vigência da fase vermelha do Plano São Paulo prevista para durar 14 dias.

De acordo com o decreto municipal 21.487/2021, as atividades comerciais e de serviços da cidade seguirão sendo encerradas às 21h, com tolerância máxima às 22h, e retornarão após as 4h. O transporte coletivo municipal também continuará suspenso das 22h às 4h.

No período do toque de recolher, está autorizada apenas a circulação de pessoas que estejam a caminho de serviços de urgência e emergência, farmácias, hospitais veterinários, bem como trabalhadores da indústria, telecomunicações e segurança. Também poderão funcionar as atividades de serviços de limpeza pública, manutenção urbana e serviço funerário; delivery; transporte privado de passageiros; transporte de carga e serviços públicos de infraestrutura prestados por concessionárias e hospedagem.

 

Hospitais

Dados divulgados nesta sexta pela Secretaria da Saúde de São Bernardo, confirmam  53.668 casos de covid  e o óbito de 1.555 pacientes. Até o momento, foram aplicadas 63.944 vacinas contra a covid-19 no município.

A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 457 leitos destinados a pacientes com o coronavírus, sendo 306 deles em enfermaria e 151 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 203 leitos de enfermaria e 127 leitos de UTI estão ocupados. Em relação ás UTIs para adultos, o índice de ocupação dos leitos para pacientes em estado grave chegou a 90%, o maior desde o início da pandemia.

A situação é crítica não apenas em São Bernardo, mas em todo o ABC. Santo André registra pelo segundo dia seguido 88% de ocupação dos leitos de UTI. Em São Caetano, a ocupação estava em 80% na quinta-feira, 04 de março, regrediu para 78% hoje. Diadema que estava com 100% dos leitos de UTI ocupados ontem, hoje é de 96%. Mauá está com 100% de ocupação, assim como Ribeirão Pires.

 

Foto:  Ricardo Cassin/PMSBC

.

Leia também:

Prefeitura fecha Marechal e avenida Dom Pedro de Alcântara

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *