Rede D’Or patrocina caminhada sobre conscientização da Doença de Alzheimer
A Rede D’Or patrocina a realização, em 21 de setembro, de caminhada sobre conscientização do Alzheimer na Avenida Paulista, em São Paulo, entre 9h30 e 13h. O evento é organizado pela ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer). Em setembro é celebrado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer e a atividade integra o tema central “Pergunte sobre demência. Pergunte sobre Alzheimer”.
A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, respondendo por 80% dos casos diagnosticados, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). As demências são doenças que afetam a memória, o pensamento, a linguagem e outras funções cognitivas, interferindo na vida diária das pessoas. Segundo a ABRAz, o Alzheimer afeta cerca de 2,4 milhões de brasileiros.
Em estudo publicado recentemente pela revista Nature Communications, pesquisadores do IDOR (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino) identificaram biomarcadores no sangue que podem tornar o diagnóstico do Alzheimer mais rápido, preciso e acessível. A pesquisa foi realizada em colaboração com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Neurolife e Queen’s University.
A concentração da caminhada, às 9h30, será em frente ao prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Em 21 de setembro também é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre Alzheimer.
“Nesta data tão especial, vamos valorizar os avanços da ciência, com a oportunidade do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo e integral. E, acima de tudo, lembrar que cada diagnóstico tem uma história que merece respeito e dignidade”, afirmou Patrícia Ferreira, head nacional do programa Longevidade D’Or.
O neurologista Fábio Porto, presidente da ABRAz Regional São Paulo, fez um alerta. “Diante da previsão de aumento significativo no número de casos nas próximas décadas, é imperativo agir desde já para mitigar os impactos dessa condição. A conscientização é um passo fundamental nesse processo, pois o conhecimento tem o poder de desconstruir o estigma que frequentemente acompanha o diagnóstico de demência”.
Serviço:
Caminhada ‘Pergunte sobre demência. Pergunte sobre Alzheimer’
Data: 21 de setembro de 2025 (domingo)
Horário: 9h30 (Concentração); 11h (Caminhada).
Local: Avenida Paulista, 1.313 (em frente ao prédio da Fiesp).
Foto: Reprodução