ABC

Ocupação de UTI chega a 87% em Santo André, 80% em S. Caetano e 84% em S. Bernardo

A taxa de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no ABC mantém a trajetória de alta nesta semana. A partir deste sábado, 06 de março, todo o Estado de São Paulo entrará na fase vermelha do Plano São Paulo para tentar conter o avanço da pandemia e reduzir o impacto na rede hospitalar que já está próxima do colapso.

Em Santo André, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 87,97%, a maior desde o início da pandemia. A cidade tem hoje 307 pacientes na terapia intensiva, sendo 145 na rede privada e 162 na pública. A ocupação das enfermarias é 75,28%. Em relação aos óbitos, já foram confirmados 1.226 causados pela covid-19.  Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 04 de março, pela prefeitura.

São Bernardo, segundo o boletim epidemiológico desta quinta, há 213 leitos de enfermaria ocupados por pacientes com o coronavírus. Na UTI, 84% dos leitos de UTI para covid em adultos já estão ocupados. A cidade já contabiliza a perda de 1.550 pessoas pela doença desde o início da pandemia.

São Caetano, pelo segundo dia consecutivo, a taxa de ocupação de UTI está em 80%. Em relação aos leitos de enfermaria destinados para o tratamento da covid, a situação é ainda mais preocupante, pois 84% já estão com pacientes, segundo o boletim de hoje emitido pela prefeitura. A cidade já soma 409 mortes causadas pela doença.

Há uma semana as cidades do ABC estão com restrição noturna para tentar evitar aglomerações e festas clandestinas.  A partir de sábado, 06 de março, apenas as atividades essenciais, como supermercados, postos de combustíveis, clínicas e farmácias poderão funcionar. Shoppings, comércios em geral, escritórios, parques entre outros, ficarão fechados até o dia 19 de março, quando o governo estadual fará nova avaliação da situação.

No Estado de São Paulo foram registradas nas últimas 24 horas 313 mortes causadas pela covid, elevando a 60.694 óbitos desde o início da pandemia.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 77,9% na Grande São Paulo e 76,3% no Estado. O número de pacientes internados é de 17.802, sendo 9.910 em enfermaria e 7.892 em unidades de terapia intensiva, conforme dados desta quinta-feira divulgados pela secretaria estadual da Saúde.

No Brasil, hoje foram contabilizadas mais 1.786 mortes, elevando para 261.188 vidas perdidas para a pandemia.

Foto: Helber Aggio/PMSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *