Meituan ensaia recuo nas operações
Uma das principais apostas no mercado de delivery nacional, vive a ameaça de um recuo. Após ver os lucros afundarem 97%, com queda de 13% nas ações no segundo trimestre de 2025, a Meituan, dona da marca Keeta, admite a possibilidade de atrasar o início das operações no Brasil.
Numa teleconferência com analistas de bancos internacionais, o CEO e fundador da Meituan, Xing Wang, respondeu o seguinte a uma pergunta da Alicia Yap, do Citigroup, sobre o que pretende com o mercado brasileiro: “Quanto ao Brasil, acho que ainda estamos fazendo pesquisas de mercado. Temos uma pequena equipe lá e planejamos expandi-la, estamos preparados para a entrada no mercado. Estamos bastante otimistas quanto ao potencial, mas entendemos que, embora seja um dos cinco maiores mercados de delivery do mundo, a concorrência também será bastante intensa. Então, não vejo que estejamos com pressa. Queremos garantir que façamos nossa pesquisa, que tenhamos uma boa equipe no lugar e, então, possamos realmente criar novos valores para consumidores, restaurantes e entregadores.”
Somente na última quinta-feira, Wang viu seu patrimônio despencar em US$ 1,1 bilhão
Sua explicação contradiz os porta-vozes da Meituan no Brasil, que anunciaram o início dos trabalhos em novembro, com a meta chegar a 5 regiões metropolitanas do Brasil até junho de 2026. A “equipe pequena” conta hoje com 700 funcionários espalhados em dois prédios no descolado bairro da Vila Madalena, em São Paulo.
No mercado de delivery, o alerta fica para os restaurantes que têm fechado acordos exclusivos da Meituan. Com o atraso de entrada, eles terão impactos logísticos e comerciais.
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