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Livro explica como seduzir clientes, gerar bons relacionamentos e criar vínculos duradouros (e mais rentáveis)

“Existe um ciclo de encantamento com etapas claras que funciona como uma ‘matriz de excelência’. Eis a fórmula das fórmulas: para encantar clientes, é preciso planejar, claro, mas não pode ter medo de experimentar. Depois de feito, analisar bem a situação e entender o que deu certo, o que deu errado, o que poderia ser melhor. Ajustar a estratégia e, sem perder tempo, replanejar. Então, novamente, repete-se todas as etapas, aprimorando a performance a cada vez”, ensina Marina Pechlivanis, professora, escritora e autoridade no Brasil em Gestão de Encantamento.  

A especialista lança a obra “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece” (Editora Reflexão Business, 2019). No livro, Pechlivanis apresenta cases sobre como empresas podem planejar ações para gerar memórias inesquecíveis que acessam o “universo particular” dos seus clientes. “Tudo o que toca as pessoas, suas ideias e suas memórias, tem mais chances de ser lembrado. O que é lembrado pode ser valorizado. E o que é valorizado pode ser consumido, compartilhado, multiplicado”, destaca Marina Pechlivanis, que também é sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, empresa de comunicação especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa.

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de professora de cursos de pós-graduação em temas como Brand Equity, Marketing Holístico e Tópicos Emergentes, Marina Pechlivanis apresenta na obra os fundamentos da Gestão de Encantamento como processo multidimensional, holístico, e que revigora relações de troca no mercado nas mais diversas áreas. Também compartilha no livro cases eficientes de mercado em que a Gestão de Encantamento foi fundamental para alcançar resultados positivos em vendas, awareness e mudança de mindset, avaliando ainda as métricas mais eficientes para a aferição de resultados.

Com a vivência de quem está no mercado há mais de 25 anos, já atendeu empresas dos mais diversos segmentos em projetos de estratégia de comunicação, Marina Pechlivanis percebeu uma crescente falta de encantamento nas relações entre clientes e marcas. “Relações desgastadas, desmotivadas e até desrespeitosas, que interferem na forma como as marcas e seus representantes são percebidos, afetando as vendas, as negociações, o retorno sobre investimento e as perspectivas de crescimento”, afirma.

“Em tempos de visão de equilíbrio nas relações humanas, com tantas soluções holísticas para as pessoas se entenderem melhor consigo mesmas e com o mundo, não existe nada mais ultrapassado que condutas tóxicas como intolerância, arrogância, hipocrisia, grosseria, prepotência, entre outras ‘desvirtudes’, altamente nocivas, para a criação de um ambiente saudável para a geração de bons vínculos e de bons negócios”, pontua. “Encantar é difícil. Mas desencantar é fácil: basta uma desconexão, umazinha, para a mágica inteira desandar”, aponta.

Case – Em um cenário econômico de alta competitividade e crescimento econômico instável, investir na capacitação de equipes para gerar diferenciação tem se tornado questão de sobrevivência para muitas empresas.

 “Se a equipe está feliz e gosta do que faz, por exemplo, o cliente vai perceber isso. Se tivermos uma equipe encantada, a consequência disso é o encantamento do cliente. O encantamento vai acontecer quase como um passe de mágica das nossas pessoas e para as pessoas que querem tomar um café, receber um sorriso, provar uma degustação, conhecer um pouco deste mundo em nossas lojas”, afirma o fundador da Biscoitê, Raul Matos, que aplica Gestão de Encantamento na prática. Seus colaboradores, por exemplo, são chamados de “encantadores”.

 “Existe todo um planejamento para o encantamento, com técnicas que podem ser aprendidas e incorporadas no dia a dia. A demanda por empresas buscando este tipo de solução atualmente é grande, e quem aplica percebe a diferença”, diz Pechlivanis.

Marina Pechlivanis – Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, empresa criada em 1999 e hoje especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, com metodologias proprietárias de autoconhecimento, percepção, relações de troca, gifting, encantamento e excelência. Saiba mais: umbigodomundo.com.br/

Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, professora de pós-graduação em temas como Brand Equity, Marketing Holístico e Tópicos Emergentes, Pechlivanis é autora dos livros “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece” (2019), “Gestão de Encantamento: dicas mágicas” (2018), “Economia das Dádivas: o novo milagre econômico” (2016) e “Gifting” (2009), entre outros 20 títulos. Compartilha seu repertório em artigos, aulas e palestras.

Livro “Gestão de Encantamento 2: como a mágica acontece”

Editora: Reflexão Business (2019).

Investimento: R$ 45,90.

V

http://www.reflexaobusiness.com.br/gestao-de-encantamento-2-onde-a-magica-acontece/p/742
https://www.amazon.com.br/Gest%C3%A3o-encantamento-Onde-m%C3%A1gica-acontece/dp/8580884241

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