Bem Estar

Lei obriga escolas particulares e públicas a pedir antecedentes criminais de professores

Escolas públicas e particulares de todo o país têm agora que exigir de professores e funcionários a certidão de antecedentes criminais. A  lei 14.811 institui as medidas de proteção à criança e ao adolescente em estabelecimentos educacionais de acordo com a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente de 1940, prevista no Código Penal, e foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao instituir a nova política, o governo alterou o Código Penal e o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) para adotar uma série de ações com o objetivo de proteger crianças e adolescentes da violência no ambiente escolar. As novas regras são uma das respostas do Executivo federal para tentar coibir os ataques a escolas – episódios que cresceram de forma sem precedente no país, nos últimos dois anos.

O artigo 59-A dispõe que as instituições públicas ou privadas que atendem crianças e adolescentes e que estão entre as beneficiadas com recursos públicos devem exigir e manter certidões de antecedentes criminais de todos os colaboradores, além de atualizar essas informações a cada seis meses.

Além de tipificar o crime de bullying, inclusive o virtual, e incluir uma série de atos contra menores de 18 anos na categoria de crimes hediondos, a nova política também estabeleceu novas regras que as escolas devem seguir.

Foto: EBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *