Frente fria traz muita chuva ao Estado e Defesa Civil emite alerta
Com Agência Brasil
Alerta para chuvas de forte intensidade em diversas regiões do Estado de São Paulo foi emitido ontem, 02 de abril, pela Defesa Civil estadual. Segundo o órgão, a mudança climática deve ocorrer entre hoje, 03, e sábado, 05, e atingir principalmente as cidades do litoral norte, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba, da região metropolitana de São Paulo, do Vale do Ribeira e também das regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva.
A intensidade deve ser ainda mais alta nas cidades litorâneas e no Vale do Paraíba, com potencial para gerar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, especialmente em áreas de risco.
Por conta da previsão, a Defesa Civil montou um gabinete de crise, que contará com a participação das concessionárias de energia e de água. O gabinete vai começar a funcionar a partir das 14h de hoje e ficará monitorando a situação do Estado em tempo real até o próximo domingo, 06, ajudando a coordenar ações preventivas junto aos municípios paulistas.
Na última segunda, 31 de março, cidades do ABC foram atingidas por um forte temporal, causando alagamentos, caos no trânsito e interrompendo a circulação de trens.
Informações da Climatempo também apontam condições já vistas anteriormente e que podem causar tragédias, principalmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo Ubatuba a cidade paulista com potencial para receber o maior volume de chuva.
Recomendação
A Defesa Civil alerta a população para que evite transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa. Orientação é para que a população não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em caso de ventos fortes, mantenha distância de janelas ou de objetos que possam se desprender.
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais de rachaduras no solo ou inclinação de árvores e postes e procurem abrigos seguros caso percebam sinais de deslizamento.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil