Economia

Evento discute na Acisbec busca união de forças na atração de empresas e investimentos

A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, para um encontro com empresários e autoridades locais. A reunião teve como objetivo debater oportunidades de crescimento econômico e estratégias para fortalecer a vocação produtiva e logística da região e ocorreu na terça-feira, 23 de setembro.

O presidente da Acisbecm Valter Moura Júnior, destacou que a iniciativa buscou aproximar Estado, município e entidade empresarial na construção de projetos estratégicos. “O nosso convite ao secretário Jorge Lima teve como objetivo trazer a união do Estado de São Paulo, de São Bernardo e da Acisbec, para transformar esse encontro em uma busca por projetos que contribuam com a cidade e toda a região. Queremos identificar a vocação local, preparar mão de obra qualificada e atrair novos investimentos”, afirmou.

Durante sua palestra, Jorge Lima ressaltou que o Governo de São Paulo tem tratado cada município de forma individual, respeitando suas vocações específicas. “Não existe uma única solução para todas as cidades. Cada região, e até mesmo bairros dentro de uma mesma cidade, têm suas próprias vocações. O papel do Estado é identificar essas potencialidades e apoiar o desenvolvimento local”, explicou. Para ele, é importante pensar a longo prazo, para que as metas sejam traçadas em conjunto com a solução de problemas.

O secretário também destacou a necessidade de inovação e de preparar a juventude para os novos desafios do mercado de trabalho. “Quem não tiver hoje um processo de inovação estruturado vai ficar para trás. Temos uma geração de jovens totalmente conectada, tecnológica, e precisamos transformar essa característica em oportunidades concretas de emprego e renda”, disse.

 

 

Outro ponto enfatizado foi o equilíbrio entre indústria e serviços. “Quando a economia migra muito para os serviços, há perda de massa salarial, porque o serviço paga menos. Precisamos reequilibrar esse cenário, fortalecendo a indústria e, principalmente, as pequenas e médias empresas que sustentam a base da economia”, completou.

Segundo Lima, a região do ABC precisa pensar o futuro com visão de longo prazo. “Nenhuma grande empresa vai se instalar no centro de uma grande cidade, mas podemos criar condições para atrair novos negócios e apoiar empreendedores locais. Para isso, planejamento urbano e mobilidade são fundamentais. A cidade precisa desenhar hoje onde vai crescer, para não perder oportunidades amanhã”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Rafael Demarchi, também destacou a relevância do encontro. “É muito importante receber o secretário de Estado e conhecer as ações disponíveis para apoiar as empresas da cidade. São Bernardo tem um berço industrial forte, mas a logística desponta como diferencial estratégico, fundamental para geração de emprego e renda”, disse.

O evento reuniu dezenas de empresários da região, além de lideranças políticas e representantes institucionais, consolidando a Acisbec como espaço de articulação para o desenvolvimento econômico e social do ABC.

 

Fotos: Diego Melo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *