Gastronomia

Espaguete à carbonara, receita clássica e simples

Praticidade e criatividade. Palavras fundamentais na cozinha em tempos de isolamento social. Para ajudar quem está à frente das refeições em casa, vale a pena lançar mão de receitas que sejam ao mesmo tempo simples, nutritivas e que deixem todos satisfeitos.

Uma das mais icônicas receitas italianas, o espaguete à carbonara leva ingredientes que todos têm em casa: massa seca no corte espaguete, ovos e queijo parmesão (ou pecorino).  O toque a mais, que dá o sabor especial a um prato tão simples, é a Panceta. Muitos fazem este prato utilizando bacon picadinho, mas o carbonara original leva Panceta.

A Panceta Buona Italia é feita com barriga de porco sem pele, salgada e sem defumação. Seu processo de produção é bem artesanal e lento, com etapas de salga, ressalga, cura e maturação. Com sabor delicado e suave, este produto possui grande versatilidade culinária e tem longo prazo de duração (até 120 dias, em embalagem fechada e conforme a data de validade). Ou seja: é um ingrediente curinga para sempre ter em casa e consumir puro, em fatias finas ou em molhos para massas, assados e coberturas de pizzas.

A Buona Italia apresenta uma receita clássica do Espaguete à Carbonara.

Ingredientes:
360 g de espaguete
200 g de panceta picada
2 ovos inteiros
1 gema
80 g de queijo parmesão ou pecorino ralado
1 colher de sobremesa de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque o espaguete para cozinhar em água fervente com sal.
  2. Frite a panceta na própria gordura em uma frigideira antiaderente por alguns minutos;
  3. Quando o macarrão estiver al dente, retire do fogo e escorra. Em seguida, junte com a panceta na panela, misture bem e acrescente a manteiga.
  4. Bata os ovos com a gema, sal e o queijo ralado num refratário.
  5. Acrescente os ovos ao macarrão, misture rapidamente e sirva com pimenta moída a gosto.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 
4 porções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *