Escola cívico-militar de São Paulo pode não começar este ano
Com a suspensão pela Justiça da contratação de policiais militares aposentados para atuar das escolas, o modelo cívico-militar do governo Tarcísio de Freitas deve ser ser adiado e ficar apenas para 2026. A previsão era dar início às aulas no segundo semestre deste ano. As aulas da rede estadual de São Paulo voltaram no dia 28 de julho.
O edital para a contratação de 208 agentes policiais aposentados foi barrada pela Justiça por meio de medida liminar e não há prazo para para o governo retomar o processo de contratação. A Secretaria da Educação afirmou que já recorreu da decisão. A suspensão judicial foi motivada após um pedido da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo)
Mesmo se não houvesse tido a suspensão, todo o processo de contratação dos policiais aposentados já estava atrasado, devido ao atraso da publicação do edital. E ainda seria necessário treinamento antes do início dos trabalhos.
Os PMs aposentados que serão selecionados poderão ter salário de até R$ 6 mil mensais, valor que poderá ser acrescido de 10% conforme a patente do profissional.
Foto: Reprodução