Bem Estar

Detran de SP decreta fim da baliza e autoriza carro automático no teste para CNH

A baliza sempre foi um dos principais temores na hora da prova para tirar a carteira de habilitação (CNH), pelo menos para mim. Aliás, foi a única vez que estacionei usando a técnica. Mas agora os futuros novos motoristas não precisarão mais parar o carro em um espaço determinado.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo aprovou mudanças na prova prática para tirar CNH. Outros Estados também aboliram a baliza: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.  Mas,  mesmo sem a baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova.

Segundo o  Detran, sem a baliza, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita.

Outra mudança é a autorização para usar carros automáticos no exame, nos mais de 500 locais de prova em todo o Estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação. Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular.

Para o Detran, essa medida “reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”.

As mudanças seguem a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.

A mudança já está em vigor no Estado de São Paulo desde a última segunda-feira, 26 de janeiro.

 

Foto: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *