Bem Estar

Descoberto planeta semelhante à Terra com chances de ter vida

A possibilidade de estarmos sozinhos no Universo pode estar com os dias contados. Durante a análise de dados coletados pelo telescópio Espacial Kepler, desativado em 2018, foi revelado a existência de um planeta que pode ter características semelhante à Terra. A descoberta foi publicada em um artigo que revela um possível planeta rochoso, ligeiramente maior que a Terra, orbitando uma estrela semelhante ao Sol, a cerca de 146 anos-luz de distância. O planeta, segundo a Nasa, tem 50% de chance de ser habitável. 

Segundo a Nasa, o período orbital do planeta, apelidado de HD 137010 b, é provavelmente semelhante ao da Terra, de cerca de um ano. Os pesquisadores também apontam que o planeta pode estar localizado na borda externa da “zona habitável” de sua estrela, menor e menos brilhante que o nosso Sol, o que permitiria a presença de água líquida.

Porém, a quantidade de calor e de luz que o planeta recebe de sua estrela possivelmente é menos de um terço da que a Terra recebe do Sol. Embora tenha características parecidas com as do Sol, sua estrela é mais fria e menos brilhante. Isso poderia significar uma temperatura na superfície do HD 137010 b de, no máximo, -68°C. Em comparação, a temperatura média da superfície de Marte é de cerca de -65°C

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *