Turismo

Chile reabre fronteira para turismo

Escolher um local para fazer turismo este ano não está fácil. A Europa e Estados Unidos definitivamente não devem estar no roteiro, já que a situação desses países em relação à pandemia de covid-19 ainda está bem complicada. As opções são as viagens pelo próprio Brasil ou para alguns países que já aceitam estrangeiros. O Chile, na América do Sul, pode ser uma opção, já que a partir desta segunda, 23 de novembro, reabre a fronteira para o turismo internacional. Mas, com algumas exigências sanitárias.

O país fechou as fronteiras em março para conter o avanço do novo cornavírus e também precisou implementar uma rígida quarentena. Mas, a abertura será apenas do Aeroporto Internacional de Santigo (Arturo Merino Benítez). Todas as demais, inclusive as terrestres, continuam fechadas.

O país andino já vinha reduzindo as restrições à entrada há pouco mais de um mês, liberando pais e mães de chilenos e de moradores fixos no país e viagens de negócios e de cônjuges, desde que uma autorização especial. Os chilenos que vivem em outros países e seus filhos nunca foram impedidos de entrar no país. Agora, todos, inclusive de regiões onde há o contágio comunitário (caso do Brasil) já podem entrar.

Mas, antes de comprar a passagem, fique atento a algumas regrinhas. Entre 23 de novembro e 07 de dezembro o turista ainda precisará fazer uma quarentena de 14 dias. Os turistas também deverão realizar um exame PCR de covid até 72 antes da chegada ao Chile e fazer um seguro saúde que cubra o tratamento da doença, caso seja necessário.

Além disso, os viajantes precisarão preencher um documento pela internet no qual relatam a situação de saúde. E, pelos 14 dias seguintes (já no Chile), relatar diariamente como estão e se há algum sinal da covid-19. Na hora de entrar no país, vai ser exigido, além do exame, o endereço onde ficará hospedado. Ah, e quem optar pela viagem, não se esqueça de que o uso da máscara também é obrigatório no país andino e em toda a viagem, no avião.

Assim como no Brasil, há restrição da quantidade de pessoas em restaurantes, comércios, museus, vinícolas e passeios, o que pode fazer com que nem todas as atrações possam ser visitadas. Além disso, há cães treinados para detectar a covid-19 nas ruas de Santiago e no aeroporto.

Exame

Conforme a data e o horário da viagem, conseguir um exame PCR rápido pode ser um contratempo. Voos atrasam e as 72 horas precisam ser da chegada à  imigração.

O Aeroporto de Guarulhos já conta com um laboratório que faz o exame PCR com resultados entre duas e quatro horas. Alguns laboratórios fazem com resultados em 24 horas e outros em sete horas.

Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *