Casamentos na praia é a proposta para promover o turismo em Ubatuba

Há três anos, a jornalista Erika Corrêa deixou para trás a agitada capital paulista para morar perto do mar. O local eleito foi Ubatuba, cidade do coração, que frequentava desde menina e onde se iniciou no surf.  E à beira do mar, também veio uma nova profissão. 

Erika é chef-fundadora do Lemondrop Buffet, especializado em casamentos “pé na areia”, que atende toda a região do litoral norte paulista e apresenta receitas sofisticadas e dentro do conceito sustentável.  

Nascida numa família ítalo-lusitana habituada a se reunir ao redor da mesa e a apreciar culinária, o interesse por gastronomia surgiu cedo. Como jornalista, Erika editou o suplemento “Vogue Cozinha” nos anos de 1990, quando aprendeu muito sobre a haute cusine (alta gastronomia) e entrevistou diversos chefs renomados como Luciano Boseggia, na época à frente do Fasano; Emmanuel Bassoleil, do Roanne; Massimo Barletti, do H’Hotel; Maria Eduarda, do Antiquarius; Ednaldo Barreto Reis, do Ca’d’Oro, entre outros.

“Além de entrevistá-los, eu aprendia receitas, das quais algumas eram publicadas, e ainda fazia degustação dos pratos. Para mim, que sou boa de garfo, era um paraíso”, brinca.

Mas foi depois de duas décadas, viajando mundo afora como repórter, conhecendo diversas culinárias e cozinhas, que a jornalista veio a trabalhar diretamente com gastronomia.

Não por acaso, o LemondropBuffet enfoca a alta gastronomia, mas sem deixar de lado a evolução da culinária durante esses anos. Assim, todos os preparos na sua empresa seguem uma linha mais orgânica: frutas, vegetais e hortaliças orgânicas, ingredientes sempre de primeira linha e nenhum uso de condimentos ultra processados em suas receitas. Peixes e frutos do mar frescos e oriundos da pesca artesanal, além da utilização de descartáveis biodegradáveis. 

Entre os serviços oferecidos pela empresa, o de maior sucesso é o finger food, aquele em que as comidinhas são servidas em pequenas porcelanas de tamanhos e formatos diferentes. “Criamos o menu degustação: os convidados podem experimentar diversas receitas em um único evento. A grande tendência na praia as são festas mais descontraídas, e esse tipo de serviço de buffet faz com que a festa não precise parar na hora do jantar”.

Mesmo assim, para o público mais tradicional, a Lemondrop também tem seu serviço empratado. A empresa só não atende no formato de buffet americano. “Comida exposta em um clima de maresia e calor pode sofrer alteração no sabor e na qualidade das receitas”, explica. 

Sustentabilidade, um compromisso

Festas e casamentos, em geral, produzem um monte de lixo descartável. E quando se fala em evento na areia, a beira-mar, a quantidade, o tipo de material e a maneira como o descarte deste será realizado deve-se pensar nisso com responsabilidade.

Apesar de tudo girar em torno da natureza, poucos são os profissionais e empresas que adequam seus produtos e serviços oferecidos na praia.

Já a Lemondrop adotou desde o início uma postura sustentável.

Após cada festa, a empresa também disponibiliza um serviço de limpeza na areia. 

A sustentabilidade vai muito além do material e dos utensílios empregados no buffet.  Compromisso social também faz parte dessa cadeia. Por isso, os serviços contratados pela Lemondrop priorizam pessoas e famílias vulneráveis, cooperativas e comunidade caiçaras e quilombolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − catorze =