Turismo

Casamentos na praia é a proposta para promover o turismo em Ubatuba

Há três anos, a jornalista Erika Corrêa deixou para trás a agitada capital paulista para morar perto do mar. O local eleito foi Ubatuba, cidade do coração, que frequentava desde menina e onde se iniciou no surf.  E à beira do mar, também veio uma nova profissão. 

Erika é chef-fundadora do Lemondrop Buffet, especializado em casamentos “pé na areia”, que atende toda a região do litoral norte paulista e apresenta receitas sofisticadas e dentro do conceito sustentável.  

Nascida numa família ítalo-lusitana habituada a se reunir ao redor da mesa e a apreciar culinária, o interesse por gastronomia surgiu cedo. Como jornalista, Erika editou o suplemento “Vogue Cozinha” nos anos de 1990, quando aprendeu muito sobre a haute cusine (alta gastronomia) e entrevistou diversos chefs renomados como Luciano Boseggia, na época à frente do Fasano; Emmanuel Bassoleil, do Roanne; Massimo Barletti, do H’Hotel; Maria Eduarda, do Antiquarius; Ednaldo Barreto Reis, do Ca’d’Oro, entre outros.

“Além de entrevistá-los, eu aprendia receitas, das quais algumas eram publicadas, e ainda fazia degustação dos pratos. Para mim, que sou boa de garfo, era um paraíso”, brinca.

Mas foi depois de duas décadas, viajando mundo afora como repórter, conhecendo diversas culinárias e cozinhas, que a jornalista veio a trabalhar diretamente com gastronomia.

Não por acaso, o LemondropBuffet enfoca a alta gastronomia, mas sem deixar de lado a evolução da culinária durante esses anos. Assim, todos os preparos na sua empresa seguem uma linha mais orgânica: frutas, vegetais e hortaliças orgânicas, ingredientes sempre de primeira linha e nenhum uso de condimentos ultra processados em suas receitas. Peixes e frutos do mar frescos e oriundos da pesca artesanal, além da utilização de descartáveis biodegradáveis. 

Entre os serviços oferecidos pela empresa, o de maior sucesso é o finger food, aquele em que as comidinhas são servidas em pequenas porcelanas de tamanhos e formatos diferentes. “Criamos o menu degustação: os convidados podem experimentar diversas receitas em um único evento. A grande tendência na praia as são festas mais descontraídas, e esse tipo de serviço de buffet faz com que a festa não precise parar na hora do jantar”.

Mesmo assim, para o público mais tradicional, a Lemondrop também tem seu serviço empratado. A empresa só não atende no formato de buffet americano. “Comida exposta em um clima de maresia e calor pode sofrer alteração no sabor e na qualidade das receitas”, explica. 

Sustentabilidade, um compromisso

Festas e casamentos, em geral, produzem um monte de lixo descartável. E quando se fala em evento na areia, a beira-mar, a quantidade, o tipo de material e a maneira como o descarte deste será realizado deve-se pensar nisso com responsabilidade.

Apesar de tudo girar em torno da natureza, poucos são os profissionais e empresas que adequam seus produtos e serviços oferecidos na praia.

Já a Lemondrop adotou desde o início uma postura sustentável.

Após cada festa, a empresa também disponibiliza um serviço de limpeza na areia. 

A sustentabilidade vai muito além do material e dos utensílios empregados no buffet.  Compromisso social também faz parte dessa cadeia. Por isso, os serviços contratados pela Lemondrop priorizam pessoas e famílias vulneráveis, cooperativas e comunidade caiçaras e quilombolas.

One thought on “Casamentos na praia é a proposta para promover o turismo em Ubatuba

  • Nossa, eu e minha noiva queremos muito casar na praia, mas os preços não ajudam muito, tem umas taxas para casamentos na areia, isso poderia ser melhorado para subir mais as procuras por esses casamentos na praia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *