ABC deve retroceder para fase amarela do Plano São Paulo nesta segunda
A alta dos casos de covid-19 e um aumento preocupante e acelerado da ocupação dos leitos de UTI nas últimas duas semanas, deve levar o ABC e toda a região Metropolitana de volta à fase amarela do Plano São Paulo. Atualmente, toda a região se encontra na fase verde, de menor restrição. O governador João Doria anuncia hoje, 30 de novembro, a nova classificação do plano e a expectativa é que todo o Estado fique na fase amarela.
Nessa fase, os comércios, shoppings e prestação de serviços, como salões de beleza voltam a restringir a quantidade de pessoas para 40% da capacidade e com funcionamento de 10 horas. As academias ficam limitadas a 30% da capacidade. Bares e restaurante também só poderão ter consumo nas áreas externas até às 17h e com 40% da capacidade.
Na última semana, os prefeitos de São Bernardo e Santo André já tinham restringido shows com música ao vivo nos estabelecimentos comerciais. São Bernardo havia ampliado ainda mais, com a restrição para 50% da capacidade comércios e prestadores de serviços.
Ainda hoje, os prefeitos das sete cidades do ABC se reúnem virtualmente no Consórcio Intermunicipal do ABC para discutir as medidas que serão anunciadas pelo governo do Estado de São Paulo. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, já confirmou o retrocesso da capital para a fase amarela.
Foto: Divulgação Governo do Estado de S. Paulo